Hoje é aniversário da Declaração da Bahia como Capital Iorubá das Américas

 


Durante visita ao Brasil em junho de 2018, o Ooni de Ilê-Ifé, Cidade-Reino-Berço Religiosos da Civilização Iorubá, declarou:

“... O povo Iorubá ao redor do mundo não deve perder sua identidade, porque todos somos filhos de Oduwa, seja Itsekiri, Edo, Gan, Nagô, Igala, Lucumi, Tapa ou Iorubá, são todos irmãos, todos tem a mesma origem comum que é Ilê-Ifé… ”

As novas gerações de Nagôs, hoje no Brasil, não falam a nossa língua para o desempenho de suas atividades cotidianas. No entanto, a música, a dança, a história antiga, a comida e a religião são praticadas de forma efetivamente e preservada em muitas partes do país.

Em 10 de julho de 2018, O Ooni de Ile-Ifé, Rei Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi Ojaja II, anunciou publicamente que “... a nobre terra da Bahia de Todos os Santos, será, a partir de hoje, oficialmente reconhecida e como a Capital Iorubá para todas as Américas…”

Na foto, da esquerda para a direita: Mawo Prof. Adelson, Professor de Língua e Cultura Iorubá; Dra. Arany Santana, Secretária da Cultura do Estado da Bahia; Dr. Francisco de Assis,da Fundação Gregório de Matos, representando o Prefeito de Savador; O Rei Adeyeye Ogunwusi Ojaja II,do Reino de Ilê-Ifé,; Dra. Fábya Reis, Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; O Babalorixá Air José Sowzer, Líder Espiritual do Ile Ogodo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Independência da Nigéria é comemorada em 1º de outubro

Bispo Desmond Tutu um ativista anti-apartheid nos deixou

Hoje é 16 de Agosto, dia da Festa de Omolu