Oyo enlutada, O Rei Lamidi Adeyemi deixou este mundo



A BBC Yoruba entrou em contato com o Palácio de Oyo para obter detalhes sobre a morte do rei Lamidi Adeyemi, o Alaafin de Oyo.

A notícia que nos chegou esta manhã, é de que que o Soberano do Estado de Oyo, descendente direto de Xangô, o Rei Lamidi Adeyemi III, foi se juntar a seus ancestrais no céu.

"Toda a programação cultural afim a esse evento já começou no Palácio e segue acontecendo por toda esta manhã. Um dos príncipes no Palácio de Oyo disse à BBC Iorubá que, assim que foi confirmado o acontecido, o cerimonial associado a cultura teve início imediato.

" Informaremos o curso da cerimonias tão logo seja definido”, disse o príncipe em nome da Casa Real. Disse ainda que “os anciãos estão lá e assim como as demais autoridades do Palácio, darão a a palavra final para determinar o curso das cerimonias”.

A noticia circulou na noite anterior, e a BBC Yoruba foi direto ao palácio, logo cedo hoje, onde recebeu a confirmação do falecimento.

Quando perguntado quando exatamente isso aconteceu (visto que alguns relatos circularam de que o rei havia morrido na noite de sexta-feira), ele disse que "foi nesta manhã que, realmente, aconteceu".

Traremos os detalhes à medida que forem surgindo novas informações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Independência da Nigéria é comemorada em 1º de outubro

Bispo Desmond Tutu um ativista anti-apartheid nos deixou

Hoje é 16 de Agosto, dia da Festa de Omolu