História Inesquecível: Moremi Ajasoro sacrificou seu único filho oferecendo-o ao rio para salvar a sua cidade

 


 A cidade reino de Ile-Ifé o berço, a origem da civilização Iorubá.

Tão forte e famosa se tornou Ilé-Ifé, mas nem por isso podemos esquecer que houve um tempo na sua história que não foi assim.

Houve uma época, o povo Ibo (um povo da parte norte da Nigéria) costumava aterrorizar o povo de Ile-Ifé, e era muito difícil para os homens fortes da cidade salvarem-na da fúria dos soldados Ibo.

Como não há nada que um homem possa fazer que uma mulher também não possa, ou até mais do que isso, Moremi Ajasosro se levantou da sua “condição feminina” e luto para salvar sua cidade do terror e da esravidão.

Se você ler a história de Moremi Ajasoro na Wikipédia ou ouvir os contadores de histórias, vai saber que a beleza que Deus deu àquela mulher, foi por ela habilmente usada para salvar sua nação.

Há muitas históriasda vida de Moremi Ajasoro que nós, as pessoas deste mundo, tanto mulheres quanto homens, devemos estudar. ler para aprender com elas.

Moremi não se viu como uma mulher submissa, incapaz, mas sim como uma cidadã dotada de sabedoria criativa, proativa no uso da sua beleza como um recurso adicional, e, assim, com coragem e bravura, ela salvou a sua cidade do cativeiro.

Devemos também pensar, ler e agir sobre o que pode trazer paz, desenvolvimento e liberdade para nossa sociedade, sejamos mulheres ou homens, crianças ou adultos.

Moremi não permitiu que nada acontecesse com ela, se mantendo pronta para salvar sua cidade dos inimigos, Dessa mesma forma devemos colocar o amor ao nosso país antes de tudo, e não devemos acumular riquezas com foco no objetivo de destruir nosso país.

Coisas que você talvez não saiba sobre Moremi Ajasoro:

• O filho dela nasceu na cidade de Offa, perto de Ilorin, agora no estado de Kwara, onde Moremi, casou-se e mudou-se para a cidade de Ile-Ifé.

• Oranmiyan, que é filho de Oduduwa, que também é o rei em Ilé Ifè, é o marido de Moremi, o que faz de Moremi a rainha-chefe da família.

•Moremi era uma bela mulher, uma guerreira corajosa, pronta para dar tudo o que tinha, para libertar a cidade-reino dela, Ile-Ifé, do domínio do povo Ibo

• A razão pela qual Moremi foi ao rio Esminmirin foi para prometer dar ao Espírito daquele rio o que Ele quisesse, em toca de que Ele lhe mostrasse o segredo do poder do povo Ibo.

• Moremi se entregou para que a levassem com escrava. No palácio real dos Ibo, a sua beleza encantou o Rei, que a desposou tornando-a sua rainha-chefe.

• Moremi interagiu com o povo Igo e aprendeu seus segredos. Depois disso ela voltou para Ile-Ifé para revelar esses segredos.

• O exército Iorubá, então, derrotou o exército Ibo, e Moremi voltou para seu marido, o Rei Oranmiyan para se tornar rainha.

• Moremi sacrificou seu filho, Oluorogbo, ao rio Essinmirin, quando Espírito do rio pediu o filho dela em sacrifício, para Ela pagasse com o sangue dele o que Lhe devia.

• Várias Universidades do nosso país (Nigéria), como a Universidade de Lagos e Obafemi Awolowo, prestam homenagens à memória desta corajosa mulher.

• Em 2017, o Ooni de Ile-Ifé, o rei Ogunwusi mandou erigir a maior estátua de Moremi Ajasoro de toda a terra nigeriana, no palácio real do Oni de Ilê-Ifé.

• Muitas peças de teatro, tanto em Iorubá, quanto em Inglês, foram feitas para lembrar e homenagear a história daquela mulher corajosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Independência da Nigéria é comemorada em 1º de outubro

Bispo Desmond Tutu um ativista anti-apartheid nos deixou

Hoje é 16 de Agosto, dia da Festa de Omolu